Combinativamente no ar… Raul Lima na área… e você por aí junto com a gente neste projeto… No episódio de hoje vamos falar sobre as perguntas que você tem feito…
Que perguntas? Muito bem… é disso que vamos falar e para isso escolhi duas questões para a pauta da nossa conversa de hoje… Bora lá então…
Uma delas é referente às perguntas que fazemos para os outros:
• Como saber se minha a pergunta não é ruim?
Eu acredito que todas as perguntas são boas, ruim é o medo de perguntar que nos distancia de respostas esclarecedoras e da descoberta de novas hipóteses e possibilidades.
Lembrando que é importante termos em mente qual objetivo queremos atingir ao direcionarmos uma pergunta, por exemplo, uma pergunta pode ajudar a esclarecer um ponto de vista, descobrir novos caminhos, demonstrar o nosso interesse no assunto, gerar conexões e expandir nosso repertório de conhecimentos.
Então… se tiver dúvida, por favor, pergunte…
A outra questão é:
• Já experimentou mudar as perguntas que você tem feito pra você mesmo?
Eu já… e particularmente isso tem me ajudado muito durante a minha jornada rumo ao autoconhecimento, busco estar presentes e consciente das perguntas que “martelam” meus pensamentos… algumas vezes é necessário reorganizar os pensamentos e mudar a pergunta ao invés de ficar frustrado com as minhas próprias respostas…
Por exemplo se algo ruim acontece e me pergunto “por que isso aconteceu comigo?” certamente vou encontrar uma explicação que vai aumentar ainda mais o desconforto… neste caso, eu prefiro refazer a pergunta e dizer “o que posso aprender com isso?” ou “como eu posso fazer diferente numa próxima ocasião?”.
• agora me diz aqui nos comentários… o que você acha mais importante, saber fazer boas perguntas pra você e para os outros, ou ter sempre uma boa resposta?
Lembre-se VOCÊ é uma pessoa única, especial… acredite o mundo precisa de você, dos seus talentos, da sua imaginação em ação e das suas perguntas e respostas…
Gratidão por você fazer parte deste projeto aqui com a gente…
A transcrição deste episódio está disponível no nosso site: www.combinativamente.com
Valeu… até o próximo episódio… fuuuuiiiii…